quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Passaporte em mãos!


A primeira documentação exigida para se fazer um intercâmbio é o passaporte. Embora o meu tenha demorado um mês para ficar pronto, o procedimento para a obtenção de um é simples. Vamos ao passo a passo.

Para pedir o requerimento do passaporte, basta acessar o site da Polícia Federal. Lá você ira preencher um questionário solicitando a emissão do passaporte. Depois, no mesmo site, você terá que agendar o atendimento pessoal na Polícia Federal para levar a documentação exigida.

O departamento de Polícia Federal (DPF)em Juiz de Fora fica localizado no G2 do Independência Shopping. Muitas vezes, você não encontra nenhuma data disponível de agendamento pelo site. Nesse caso, você pode se dirigir ao DPF e pedir que eles abram uma vaga para você.

Após preencher o questionário e agendar a entrevista, você deverá pagar um boleto bancário no valor de aproximadamente R$150. Esse boleto deve ser pago antes da data marcada para a entrevista, pois é preciso levá-lo pago.

Documentação necessária para a entrevista:

1. Identidade

2. Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral

3. Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos

4. Certidão de Nascimento

5. Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido

6. Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro

7. CPF

Depois da entrevista, o passaporte leva seis dias para chegar. Você tem que ir buscá-lo no DPF. Há!... uma dica: a foto eles tiram na hora, por isso, vá arrumadinho e maquiada e não vá de cabelo molhado, isso fica péssimo na foto. Experiência própria. Fiquei obesa no meu passaporte.

O meu passaporte já é eletrônico. Esse novo modelo, que começou a ser emitido a partir de dezembro de 2010, tem como principal característica um dispositivo eletrônico de gravação de dados (chip) inserido na sua capa.

Neste chip, constam os dados pessoais e informações biométricas do portador (fotografia facial e duas impressões digitais), que permitirão a sua comparação automática com os dados impressos na caderneta. Os equipamentos instalados nos postos de fiscalização da PF em aeroportos, portos e fronteiras terrestres já estão preparados para a leitura automática do novo dispositivo. Futuramente tais documentos poderão ser utilizados também em portais automatizados de controle migratório, os e-gates, o que permitirá a agilização do fluxo de passageiros na fiscalização aeroportuária, sem prejuízos à segurança do processo.

Além do chip, o novo passaporte eletrônico tem mais três novos itens de segurança. Na contra capa do passaporte estão impressos Mapas do Brasil, na cor verde, apenas visíveis por exposição à radiação Ultra Violeta. Os outros itens são relacionados ao chip: o primeiro é a certificação digital para autenticação das informações do dispositivo, que permite a confirmação, pelos agentes de imigração, de que as informações gravadas no chip foram feitas pela PF. Há também a proteção das informações biométricas pelo protocolo EAC (Extended Access Control), que apenas permite o acesso às informações biométricas gravadas no chip mediante conhecimento de uma certificação digital específica.

Bom, é isso. Qualquer dúvida, pode entrar em contato!
Até o próximo post, que provavelmente será uma dica de filme.

besos....

2 comentários:

  1. Olha... bem mais simples que eu imaginava viu! Ótima prestação de serviço kellynha! Ja to pensando em tirar o meu! hehe Bjuu

    ResponderExcluir
  2. olá. acabei de ver seu blog e vi que vai para o Porto este ano, parabéns e mesmo faltando um tempinho para você embarcar eu já desejo boa sorte nas terras lusitanas! :)
    se você quiser contribuir com alguma notícia dos seus preparativos lá para o "Vivendo no Porto" será muito bem-vinda. Se precisar de alguma dica que não está por lá e se eu puder ajudar, fico à disposição. abraço

    ResponderExcluir