sábado, 24 de setembro de 2011

Em terras lusitanas



Olá pessoas! Como passastes nos últimos três meses? Eu estava muitíssimo ocupada com os preparativos para a viagem, para o visto etc. Peço milhões de desculpas pela demora a postar. Mas, pelo menos, venho com novidades ótimas. Já estou cá no Porto. Cheguei há duas semanas. Estou encantada com a cidade. Porto é lindo, lindo, lindo! A cidade é toda padronizada. Com suas casas antigas e baixas. Não se vê prédios muito altos.


O metrô (fala-se mÉtro aqui) é o principal meio de transporte. A cidade é dividida por zonas (como se fosse bairros, mas a palavra bairro possui significa pejorativo para os portugueses). Há um cartão que você paga mensalmente e escolhe duas, três zonas para se locomover por um número ilimitado de vezes. Perfeito. E quem é estudante e tem menos de 23 anos, pode fazer o sub23, no qual você paga somente 14 euros por mês. No início eu achava meio complexo entender esse negócio de zonas e métro. Mas com o tempo, a gente aprende como funciona e vê o quão prático é essa forma de organização.

Na primeira semana fiquei por conta de resolver as pendências. Atenção: Todo imigrante que irá morar em Porto, mas entrou em terras europeias por outro país (meu caso, fiz escala em Madrid), tem o prazo de três dias úteis para comparecer ao SEF (Serviço de estrangeiros e fronteiras) declarar entrada em Portugal. Quem não comparecer dentro do prazo paga multa (e as multas aqui são altíssimas).

Aveiro

No final de semana passado, fomos de comboio para uma cidadezinha próxima chamada Aveiro.O preço do comboio é de 2,80 euros. O Passeio foi super agradável. Aveiro é considerada a Veneza portuguesa. Andamos de gôndola por 5,00 euros. É um pouco caro, mas vale a pena. Há bicicletas disponíveis para passeios pela cidade de graça! É só deixar um documento seu e pegar a bike para passear. É incrível como as pessoas confiam uma nas outras por aqui. Depois, fomos a praia. A água é muito gelada, mas depois de um tempo o corpo acostuma. Tudo bem que quando sai do mar meu corpo estava tão anestesiado que nem o vento eu sentia. E a água é muito salgada. Muito salgada mesmo. Tente não engolir! O corpo fica pinicando depois por causa da grande quantidade de sal. Comi bacalhau. Hum... parte boa de Porto são os peixes. Eu amo peixe!

Praia da Barra


Passeio de bicicleta


Canal de Aveiro


Feira Medieval

Houve uma Feira Medieval nas redondezas. Foi difícil de chegar até o lugar, mas valeu a pena. Todo mundo incorporou o tema da feira. Senti-me dentro desses filmes medievais com castelos, dragões, armaduras, bruxas e princesas.






A Universidade do Porto

Essa semana começaram as aulas. E eu me identifiquei com todas as matérias que escolhi. Foi difícil fechar uma grade porque dá vontade de fazer todas as matérias. Dica: mesmo que dê vontade de fazer todas as matérias, não faça! De três a quatro disciplinas está ótimo. Não se esqueça que você vai querer viajar e para isso é melhor não estar atolado de coisas da faculdade para fazer.

Há, estou me sentindo nos filmes do Harry Potter. Além das construções antigas, os alunos da Universidade do Porto se vestem com roupas iguais as do filme. Outro dia foi o ritual de entrada dos calouros. Eles se reuniram todos, a noite, vestidos com suas roupas, em frente a reitoria. Um clima de suspense pairou no ar. Eu estava dentro do filme Harry Potter realmente.




O sotaque dos portugueses é bem diferente do nosso, mas dá para entender se focar a atenção. Eles são muito objetivos, por isso não use palavras de duplo sentido como pegar ônibus (autocarro aqui). Eles acham que você quer realmente "pegar" o autocarro. Muitos, mas muitos brasileiros vivem no Porto. Conheci vários. Acho que conhecemos muitos brasileiros porque rola uma identificação logo de cara, meio nostálgica.

Há uma organização de intercâmbio na Europa conhecida como Erasmus. Eles possuem um cartão de sociedade que custa 10 euros. Vale muito a pena porque eles organizam muitas festas (as melhores) e com o cartão você entra de graça. Eles também organizam viagens que saem muito em conta. Já fui em duas festa dos Erasmus. Lá conheci vários espanhois, italianos, franceses e até iranianos. Observação: quem pretende fazer intercâmbio, mesmo que para um país de língua portuguesa, tem que saber falar inglês. E não adianta ser fluente em francês, espanhol, italiano, não. Tem que ser inglês. Eu odeio admitir isso, mas infelizmente é a realidade do mundo. A língua universal é o inglês. Todo mundo por aqui parece que nasceu falando inglês. Não tem como fugir. Estude, sim, inglês. It's very important!



Braga

Hoje fui em Braga , cidade vizinha à Porto, de comboio. A cidade é encantadora. Possui várias igrejas lindas e muita história para contar. Impossível traduzir com palavras a sensação que a cidade causa. Acho que hoje eu vi que realmente eu estava na Europa. É tudo tão surreal ainda.


Igreja de Santa Cruz


Centro de Braga

Jardim Igreja do Bom Jesus do Monte


Bom, agora irei dormir porque o cansaço está acumulado e amanhã tem feijoada na casa de uma amiga. Nunca pensei que comeria feijoada por aqui. Nos próximos posts falo sobre o custo de vida cá e prometo não ficar tanto tempo sem dar notícias. Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário