terça-feira, 1 de maio de 2012

Cerveja e Chocolate - Bruxelas - Bélgica



Nossa Eurotrip teve início no dia 05 de fevereiro com destino a Bruxelas, na Bélgica. A capital da União Europeia. Chegamos pelo aeroporto de Charleroi. Quem for de Ryanair provavelmente descerá nesse aeroporto. Para se chegar até o centro da cidade é simples: basta pegar o shuttle bus que fica na entrada do aeroporto e ir até a estação principal de trem da cidade, a Brussels Midi. O trajeto dura uma hora e custa 13,00 euros. 

De lá, pegamos o metrô e seguimos para o nosso hostel. Ficamos no Brussels Hello Hostel, um hostel bem organizado e bonitinho. A localização é ótima também, fica próximo a Grand Place, um dos principais pontos turísticos de Bruxelas e centro da cidade. Eu recomendo. Pagamos 18,00 euros a diária e foi o mais barato que achamos. Apesar da cidade ter um milhão de habitantes e ser a capital da União Europeia, não há muitos hostels por lá. 

Como chegamos tarde, não tivemos tempo de fazer nenhum passeio turístico. Então, resolvemos conhecer a noite da cidade. Estava tudo deserto devido ao frio. A cidade estava cheia de neve. Procuramos por um pub indicado por uma amiga, o Delirium. No bar havia mais de 3000 tipos de cerveja, cervejas de todos os países. Uma mais deliciosa que a outra. Até cerveja de chocolate tinha. Mas eu não gostei muito não. É uma cerveja muito doce e enjoativa. Se for a Bruxelas, não deixe de conhecer esse bar. Sempre fica cheio, as pessoas são muito simpáticas e gostam de fazer amizade e a decoração é linda! Vale a pena conferir. 

Decoração top


Nossos pedidos


No dia seguinte, acordamos cedo e fomos para o Atomium. Para ir lá é necessário pegar um metrô porque fica bem afastado do centro da cidade. O monumento foi construído com um emaranhado de esferas gigantes de metal que representa a ampliação de 165 bilhões de vezes de uma estrutura atômica. Ele foi construído para a Feira Mundial de 1958 e os turistas podem subir nas esferas, de onde é possível avistar a cidade. As esferas são ligadas por escadas rolantes e em cada esfera há um museu. A entrada custa 9,00 euros (6,00 para estudantes). Eu não entrei pois me disseram que não valia a pena. Para chegar lá,basta pegar o metrô 1A e descer na última parada Heysel. Próximo ao Atomium fica a Mini-Europe, que reúne os principais pontos turísticos da Europa em miniatura. Lá, pode-se ver a Torre Eiffel, a Casa do Parlamento inglês, a Torre de Pisa, o Portão de Brandenburg entre outros. Infelizmente só ficaríamos até às 17h na cidade e optamos por conhecer outros pontos turísticos.


Atomium

Voltamos para o centro e fomos passear, sentindo o agradável cheiro de chocolate que a cidade exala. Para qualquer lugar que se olhe, se vê chocolate, waffle e mais chocolates. Os chocolates belgas são considerados, junto com os suíços, um dos mais gostosos do mundo. O país também é conhecido pela invenção do waffle que é uma delícia. Nas vitrines é possível ver waffle de vários sabores, com nutela, morango, chantilly, banana e os tradicionais, com apenas açúcar. Você não pode voltar para a casa sem provar essa deliciosa especiaria. 

No nosso passeio pela cidade passamos pelo Parlamento e pela Cathédrale des Sts-Michel-et-Gudule, o mais antigo prédio feito em estilo gótico da Bélgica. Linda. A faixada da catedral lembra a Notre Dame de Paris. Passamos também pela La Boutique de Tintin, um antigo desenho em quadrinhos que acaba de ter uma nova versão em filme. 

Cathédrale des Sts-Michel-et-Gudule


La Boutique de Tintin


Fomos até a Grand Place tirar fotos daqueles maravilhosos e encantadores prédios. A Grand Place é considerada a mais bela praça do mundo.



Grand Place


Seguimos para conhecer o  Manneken Pis Fountain e ter uma imensa decepção. Já tinham me falado que o minininho mijão era pequeno, mas eu não imaginava o quão pequeno ele era. O Manneken Pis é uma escultura feita em bronze que mostra um menino nú urinando. A história real da origem do garoto é incerta. Uma das versões conta que o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e por isso foi feita a estátua como símbolo da coragem militar do país. A estátua passa a maior parte do ano vestida, uma tradição iniciada em 1698 e seu guarda roupa possui mais de 600 peças, que podem ser vistas na Casa Real e no Museu da Cidade.


Manneken Pis


Pouca gente sabe da existência de uma Maria mijona. Jeanneke-Pis  foi criada para ser símbolo de igualdade perante o Manequinho. A estátua consegue ser mais sem graça que o Manneken Pis e não vale a pena ir vê-la.


Jeanneke-Pis


Depois de visitar todos esses pontos turísticos, já estava na hora de partir. Fomos comprar muitos chocolates e voltamos para o hostel para buscar nossas coisas. Compre chocolate no supermercado. São vendidas as mesmas marcas por preços muito mais baratos que nas gift shops.

Beijos com sabor de chocolate e nos vemos em Amsterdam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário