quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conta aí: Aarhus, Dinamarca - A menor cidade grande do mundo

Por Lucas Mendes de Paiva*




Viajar é descobrir que o mundo não é tão grande; é encontrar o mundo que está em você, encontrar-se. Um tanto filosófico, eu sei, mas esse pensamento expressa o aprendizado que tive ao me lançar em uma experiência incrível, em um dos menores países [em extensão] e um dos maiores [em diversão]: a Dinamarca.

Aventurar-se em pleno inverno dinamarquês, com temperaturas abaixo de zero, sem nunca antes ter vivenciado morar em outro país: esse é o barato. Morei em Aarhus – a segunda maior cidade do país. Bom, falando assim até parece ser uma cidade grande, mas não é. E isso é, na verdade, seu charme maior: ser grande e viva (em parâmetros dinamarqueses), mas pequena, estudantil, bucólica (nos nossos parâmetros). Não é à toa que a cidade é conhecida como “the world’s smallest big city”.

A cidade oferece incríveis opções, diferentes atrativos, grandes diversões, múltiplos bons momentos. As praias não são tão atraentes como as brasileiras e a água, bom, é na Dinamarca, mas vale a diversão com amigos. Os parques são paradas obrigatórias, primeiro porque são mesmo pontos de encontro para os locais – seja pra um piquenique, uma corridinha, um bom papo ou uma cerveja ao meio dia – o que não é nada estranho. Não importa se Deer Park, se Mindepark [praticamente o jardim da casa de verão real], Botanisk Haven, ou o fantástico parque da Aarhus Universitet, todos trazem belezas incríveis, brancos no inverno ou coloridos no verão.

Mindepark

Botanisk Have
                           
Den Gamle By [The Old Town] é outra experiência imperdível. Estando em Aarhus, não faça como eu [que só a conheci na última semana]. Encante-se com as casas mais antigas da Dinamarca, todas reunidas nesse espaço que é um charme, com várias atrações e umas comidinhas de vovó que matam até a saudade do Brasil. Não muito longe dali, o ARoS Museum – sendo mais turístico que nunca – é [fato] um dos museus mais legais que já entrei, mais até que o Louvre. Bom, disse “mais legal”, não o mais especial ou importante ou arrebatador ou o que quer que seja. Seu “Rainbow Panorama”, a 43 metros de altura, permite uma visão multicolor, com um visual surpreendente da cidade.

Den Gamle By

ARoS Museum

Aarhus é tudo isso. E tem mais! A pequena cidade certamente deixa grande saudade para aqueles que nela passam apenas 1 dia, 1 mês ou mesmo 1 ano.

*Lucas Mendes Paiva é jornalista e morou seis meses em Aarhus, na Dinamarca, onde realizou seu intercâmbio acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário