terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dica de Filme - Cisne Negro




Trailer Cisne Negro

Esse trailer é só um pequeno aperitivo do que é o filme. Normalmente, alguns trailers chegam a ser melhores do que os próprios filmes,mas esse caso é uma exceção.

Depois de levar o Leão De Ouro pelo filme “O Lutador”, Darren Aronofsky retorna com uma obra que aborda a fragilidade da mente humana e a perturbadora ambição que a move em busca de um sonho. “Cisne Negro”, que já acumula mais de 20 prêmios ao redor do mundo, além de concorrer em cinco categorias no Oscar 2011 (Melhor Atriz, Filme, Diretor, Fotografia e Edição),é um misto de sonho e realidade que surpreende, assusta e seduz.

Natalie Portman vive a meiga Nina, uma bailarina super dedicada que acaba de conseguir o papel principal na dança Lago dos Cisnes. Pressionada por seu mentor e coreógrafo Thomas (Vincent Casse), Nina terá que colocar sua competência em xeque. Ela terá que representar simultaneamente o Cisne Branco(símbolo da pureza e ingenuidade) e o Cisne Negro (metáfora para a malícia, sensualidade e maldade).

Para provar sua capacidade, ela busca seu lado mais sensual e sombrio. Lily, novata bailarina que possui os dotes que Thomas deseja para o Cisne Negro, se aproxima de Nina, mas acaba se tornando sua principal rival.

Nessa busca pela perfeição, a frágil Nina acaba enlouquecendo e tendo surtos psicóticos. Ela personifica o próprio Cisne Negro.

O estilo visual do filme se molda por cortes rápidos, movimentos vertiginosos de câmera e close-ups espetaculares que promovem uma assombrosa harmonia entre o que se vê, o que se ouve e o que se sente na tela. Enquanto os olhos são paralisados pela beleza da composição cênica (principalmente a cena em que Nina dança e se “transforma” em cisne), os ouvidos são tomados pela penetrante trilha sonora.

O filme, do início ao fim, paralisa. Ele cria uma atmosfera tensa que se transfere ao telespctador.

Vou confessar, o tempo todo eu queria sair correndo da sala do cinema. A tensão é constante durante todo o filme. É necessário estômago para assisti-lo. Do meio para o fim do filme há uma sequência de montagem horripilante, que não consegui assistir inteira. É possível sentir cada corte, cada dor que a protagonista senti.

Um filme que precisa estar na sua lista de prioridades. Mas se prepare para ficar o resto do dia tenso e com vontade de chorar. Não dá para sair indiferente ao filme no final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário