domingo, 18 de agosto de 2013

Carnaval em Veneza - Um baile de Máscaras




Eram os últimos cinco dias de viagem e estávamos todas cansadas, destruídas, com todas as roupas sujas e fedidas de Budapeste (relembre aqui). Chegamos de madrugada na estação de trem e depois de uma longa conversa, decidimos não ir mais a Veneza, encurtar a viagem e ir direto à Milão, esperar nosso voo de volta ao Porto. Foram 20 dias de país em país, cidade em cidade, hostel em hostel, carregando mala pesada e cheia de casacos pelo corpo. Não aguentávamos mais essa rotina. Não tínhamos um tostão no bolso. Queríamos ir para casa tomar um longo banho, colocar um pijama cheiroso e quentinho e dormi na nossa cama.

No guichê, pedimos três passagens para Milão pela Trenitália a serem pagas no cartão de crédito do pai da Thamara. Ninguém tinha dinheiro. Mas na hora H, lembramos que era CARNAVAL e que essa poderia ser nossa única chance de conhecer o Carnaval mais famoso da Europa. Pensamos: já chegamos até aqui, uma cidade a mais, uma a menos, não fará diferença. E lá fomos nós, felizes e curiosas passar o Carnaval em Veneza.

Chegamos em nosso hotel na cidade de Mestre, apenas 8 km, 17 minutos e 5,00 euros nos separavam de Veneza. E nosso hotel era simplesmente LINDO! E barato, apenas EUR 14,00. Tomamos banho, nos arrumamos, ficamos todas lindas para levantar nossa auto estima e fomos felizes desbravar aventuras em Veneza.

Nosso quarto no hotel em Mestre

Antes de começar a falar de Veneza (eu sei que já enrolei bastante e você quer mesmo é saber como é a cidade, mas tenho que contextualizar nossa situação), vou explicar como estávamos financeiramente. Durante nossa trip, praticamente o dinheiro de cada uma era de todas. Em Budapeste, meu dinheiro e o da Thamis acabaram. Sobrevivemos Pisa e Florença com o dinheiro da Chris. Quando chegamos em Veneza, o dinheiro da Chris também havia acabado. Mas nós passaríamos os últimos dias com o dinheiro que minha mãe tinha depositado na minha conta e cairia exatamente na terça-feira.

Chegamos no centro de Veneza e estávamos encantadas com tudo. Quando fui sacar, minha conta estava zerada. O que aconteceu? Foi aí que lembramos que era terça-feira de Carnaval, feriado no Brasil. O dinheiro só iria cair no dia seguinte (cara de tristeza).

Tivemos que controlar nosso impulso consumista e desesperado por compara um máscara de Veneza. Mas nada disso atrapalhou nossa diversão nessa incrível cidade. Com os últimos EUR 3,00 da Chris, compramos três gelatos deliciosos. E limpando os EUR 4,00 do VTM da Thamis, compramos duas garrafas de vinho vagabundo que foram a garantia da nossa diversão.



Diferentemente dos outros posts, não conseguirei falar dos pontos turísticos de Veneza. Não tínhamos mapa, nem guia, nem nada. No Carnaval de Veneza, você simplesmente segue o fluxo. E isso é uma delícia. As ruas ficam lotadas! Depois de entrar na rota para a  Piazza di San Marco, não tem volta. Tem que seguir o fluxo. É MUITA gente! Mas MUITA gente mesmo! É tudo LINDO, ENCANTADOR, ROMÂNTICO, SURREAL! Eu estou em uma missão impossível aqui, porque não tem como descrever essa encantadora cidade. Veneza nem estava nos meus planos de viagem pela Europa. Ouvi de muitas pessoas que a cidade fedia e nem era tão bonita assim. MENTIRA! Não é bonita, é MARAVILHOSA! Obrigada Chris por insistir tanto que passássemos o Carnaval em Veneza. Tenho que admitir que a atmosfera de Carnaval deixou tudo 100 vezes mais bonito e encantador. Todos estavam fantasiados. Jovens, velhos, crianças, adultos. TODOS. O Carnaval em Veneza é um grande Baile de Máscaras. E eles se vestem com aquelas roupas elegantes do século XVII. É deslumbrante. Abaixo segue uma sessão de fotos para vocês sentirem a atmosfera e entrarem no clima do Carnaval de Veneza.





Seguíamos o fluxo sem nem ter ideia de onde íamos parar. Íamos andando, admirando os canais, as gôndolas. Tirávamos fotos com as pessoas que estavam fantasiadas, ríamos e, principalmente, subíamos e descíamos pontes. Você vai cansar de atravessar tantas pontes. Quando, do nada, um som de sirene: - Gente, como o carro da polícia vai conseguir passar por essa multidão. Nem cabe um carro nessa ponte. Quando surgia pelo canal o barco da polícia (risos). Veneza é a cidade mais inusitada na qual já estive. Olha o ponto de táxi da cidade:



Você deve estar se perguntando se eu andei em uma dessas românticas gôndolas. Não. Infelizmente eu não andei. Primeiro porque não tínhamos nem EUR 0,01. Segundo porque era Carnaval!



Quando chegamos no final da rota que caia na Piazza di San Marco, havia um imenso palco do Hard Rock Cafe. E a praça estava lotada aguardando o início do show de Carnaval. E eu e Thamis bêbadas. Sério! Conseguimos ficar bêbadas com EUR 4,00 no Carnaval de Veneza. Nesso momento, tudo era só alegria.

Eu, Thamara e Chris nos perdemos uma da outra não sei como e nem porque. Não me lembro (meninas, se vocês se lembrarem o que aconteceu para a gente se perder, comentem aqui). Só lembro de ter feito muitas amizades no banheiro. E algumas horas depois, também não sei como, conseguimos nos reencontrar no meio da multidão. Ficamos no meio da praça entre os Voitures.



Eu comecei a sentir os efeitos negativos da bebida. Fui no banheiro do café mais elegante da praça. Desses com escadaria dourada, carpete vermelho, prataria e tudo mais. Saí do banheiro, sentei na escada e ... (quem adivinha?) Isso mesmo. Passei mal naquele belíssimo carpete. Eu não me lembro se deu tempo da Thamara me socorrer com uma sacola ou se foi tudo no carpete mesmo. Um mega mico. Eu sei. Foi feio. Eu sei. Mas, virou história. E, enquanto eu passava mal, acreditam que a Thamara paquerava?!! Menina esperta. Sim. Tem fotos desse momento lamentável e de outros igualmente lamentáveis dessa noite. Não. Eu não irei publicá-las aqui.

Nisso tudo, já era hora do nosso último ônibus de volta ao hotel em Mestre. Não sei como chegamos no ponto onde era possível pegar o nosso ônibus, porque as ruas e pontes de Veneza são um labirinto. É muito fácil misturá-las e se perder por ali, ainda mais à noite. Só sei que no caminho ainda fiz amizade com uns italianos simpáticos e aprendi a famosa musiquinha deles:

"Bevo, bevo, bevo, bevo, bevo, mi ubriaco e son felice, anche se poi vomito!"

Por mim, doida como estava, voltava com os italianos para a farra. Mas, graças a Deus, tínhamos a Chris sóbria, nossa consciência, para nos convencer a ir para o hotel.

E assim acabou nossa visita a Veneza. Um dia apenas. Mas um dia inesquecível.

No próximo post nos encontraremos em Milão. Não em um dia qualquer. Mas simplesmente na Semana da Moda de Milão. Até lá!


2 comentários:

  1. Kellyta, querida!! Que coisa boa poder recordar dessas histórias!! Realmente Venezia foi INESQUECÍVEL! hahahaha Foi tudo lindo e eu faria tudo novamente com vocês! Eu me lembro pq nos perdemos!! Foi por causa do banheiro! Cada uma foi pra um lado procurar por um e aí nos perdemos. Pq eu não queria ir nos cafés chiques e você foi, então fui procurar um público e foi depois disso que tudo desandou! hahahahahaha Aaaahh, eu cheguei a tempo com a sacola sim!! Você deu só uns respingos no carpete do café (eca!!)! kkkkkkkkk... E eu não estava paquerando, o cara que tava tirando onda de que era local, me mostrando o documento com a naturalidade dele! (Ficou estranho esse comentário, hein...) E lembro que de você chateada dizendo que atrapalhou nosso carnaval!! hahahahahahahahahahaha Da gente gritando "tá lotado!"! Ô geeeente, quanta saudade! Vamos voltar??? A gente deu muito certo!! Adoro vocês!

    ResponderExcluir
  2. Ei Thamis... então tá explicado... foi por causa do banheiro. E um milagre a gente se encontrar na multidão....kkkkk.... Poxa, Thamis. Valeu por salvar o carpete e eu de ser expulsa. Temos muito que voltar. Quem sabe um dia. E vamos voltar ricas para ver como é Veneza para quem tem dinheiro. Uma outra Veneza...kkkkkk... Adoro você também. Agora temos que marcar nossas trips pelo Brasil!

    ResponderExcluir