segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Glamour e a Beleza da Semana da Moda de Milão

De Veneza seguimos para Milão. E, se já não bastasse estar na capital da moda, tivemos a sorte de estar na cidade na Semana da Moda de Milão. Juro que foi coincidência. Não programamos a data para isso, nem sabíamos que era a Semana da Moda de Milão até chegar à cidade.

Bem, essa chegada foi um caos. Descemos na estação de trem Centrale, a mais importante das várias de Milão. Construída no início do século, a estação tem um ar parisiense (como depois vocês vão ver em vários outros aspectos da cidade). Seguimos andando até o nosso hotel que era muito, mas muito, mas muitooooo longe mesmo. Foi tenso chegar até lá. E para piorar, o hotel não era como todos os outros hotéis que ficamos na Itália. Não tinha um quarto só para a gente, não era tão limpinho e ainda tivemos o azar de dividir o quarto com um cara super doido e mal humorado. Aff! Pena eu não lembrar o nome do hotel para não recomendar!

No entanto, isso não atrapalhou que a nossa estadia em Milão fosse maravilhosa. Como tínhamos 2 dias na cidade, não ficamos apressadas. Conseguimos conhecer cada ponto turístico da cidade da forma mais tranquila possível.

Primeiro dia na Semana da Moda de Milão

No primeiro dia fomos passear pelo centro da cidade. O primeiro ponto turístico em que passamos foi o Teatroalla Scala. A sua fachada não tem nada demais, ele é mais famoso do que bonito. Então, nem tivemos muita curiosidade de entrar. Mas o teatro pode ser visitado. A entrada custa em torno de EUR 32,00. Os ingressos são vendidos mais baratos 45 minutos antes dos espetáculos. E a plateia do teatro é em forma de ferradura.

Na Piazza alla Scala, em frente ao teatro, encontramos uma estátua de Leonardo da Vinci. Nas costas da estátua fica a bela fachada do Palazzo Marino, que infelizmente não pode ser visitado, mas pode ser admirado. Nessa praça, conhecemos um italiano muito engraçado. Ele resolveu ler a nossa mão. E acreditem que ele falou que eu sou uma mulher caprichosa! Vê se pode. Já a Thamara se deu bem. De acordo com o italiano, ela vai encontrar o amor no Canadá! Risos.

Seguimos para a Galleria Vittorio Emanuele, onde estão localizadas várias lojas italianas de renome mundial como Prada, Louis Vitton e todas essas lojas de marca que deixam as mulheres enlouquecidas. É lá que os turistas e os milaneses abastados vão para ver e serem vistos. Há um mosaico de touro no piso do centro da Galleria. Diz a lenda que se você conseguir girar dando uma volta inteira, colocando o calcanhar sobre os testículos do bicho terá sorte por um ano. Olha eu pagando esse mico lá! Pelo menos, eu tive sorte no ano de 2012 e está durando até hoje!

Girando no boi para ter sorte

Galleria Vittorio Emanuele

A Galleria desemboca no coração de Milão: a praça Duomo. Além de demarcar o centro absoluto da cidade, é em volta desta belíssima igreja que tudo acontece. Nas imediações do templo, ficam vários restaurantes, bares e lojas. O Duomo de Milano é a catedral da cidade e a maior catedral da Itália! As dimensões desta igreja gótica são impressionantes, assim como a sua cor, já que a fachada é quase toda feita de mármore branco. O teto da catedral é famoso pelos seus terraços, de onde se tem vistas magníficas de Milão, e pode-se ver mais de perto os detalhes do topo da construção. O preço do ingresso, subindo de elevador, é €8,00, e pelas escadas, €5,00. Optamos por não subir, lembrem-se que estávamos no final da trip e a grana estava curta.

Apreciar a fachada da Catedral é uma prova de obstáculos. Impedir que te ponham milho na mão para os pombos comerem ou que te amarrem uma pulseirinha no braço e depois cobrem, requer muita agilidade. Mas o esforço vale a pena. Não consegui evitar a pulserinha no braço, ficou de lembrança.

Catedral de Duomo

Seguimos em um passeio pela cidade. Passamos por outros pontos turísticos apontados no mapa, mas nada muito famoso ou diferente. A cidade é linda. E, mesmo sem procurar, pois nenhuma de nós é ligadas em moda, trombávamos a todo o momento com algo relacionado a Semana da Moda de Milão. Em frente a loja da Ferrari, havia um desfile de moda. Claro que paramos para observar. As modelos de lá são muito, mas muito magras. As pernas delas são do tamanho do meu pulso. Na Galleria Vittorio Emanuele, cada passo que dávamos, nós cruzávamos com alguma modelo. Não tem como não reconhecer. Elas tem características muito similares. Traços finos e parecidos, postura esguia, mega altas e magras. É encantador. É impossível desviar os olhos ao vê-las. Elas nem são tão bonitas, mas há um mistério no olhar, uma elegância. Impossível não admirá-las. Ali estavam as melhores modelos de passarela do mundo.

Desfile da Milano Fashion Week

Depois de fazer uma visitinha na loja da Ferrari que estava em promoção e comprar uns presentinhos, seguimos para o mundo mágico da Disney. Fiquei deslumbrada com a loja. Dava vontade de comprar tudo, brincar com tudo. Era tudo encantadora. As crianças devem enlouquecer naquele lugar.

Deslumbradas com a linda loja da Disney

E claro que eu brinquei com vários brinquedos de lá!

Também passamos pela loja do Milan. E olha que fofo a mascote da loja!

Segundo dia na Semana da Moda de Milão

No segundo dia, seguimos em direção ao Castelo Sforzesco e adivinha o que estava rolando lá? Exatamente, outro desfile da Semana da Moda de Milão, com direito a presença da maior emissora local.

Outro desfile da Milano Moda Donna

O Castelo Sforzesco é uma estrutura impressionante, possivelmente o mais interessante ponto turístico de Milão, depois do Duomo. O castelo foi erguido para proteger a família que dominava o ducado de Milão naquela época. Não deixe de dar uma volta completa ao redor e conferir toda a grandeza do Sforzesco antes de entrar. Existem três pórticos, e a entrada principal tem uma fonte enorme, perfeita para se refrescar nos dias de calor.

Castelo Sforzesco

A entrada do castelo é grátis, e dá para conhecer o pátio interior sem pagar nada. Se você quiser visitar os diversos museus que ficam lá dentro (alguns abrigando as mais importantes coleções de arte de Milão), terá que pagar a entrada de apenas EUR 3,00. Dizem que a iluminação noturna, independente da época do ano, é incrível, mas não fomos conferir.

Atravessamos o castelo e paramos no Arco della Pace, um Arco do Triunfo parecido com o de Paris, só que em miniatura perto deste. O Arco fica na Porta Sempione, que funciona como “porta de entrada” para o Parque Sempione. A estrutura é feita de diversos materiais, entre eles mármore, bronze e madeira, e é de uma riqueza de detalhes impressionante. O lugar onde o Arco da Paz se encontra marca o início da antiga Strada del Sempione, uma estrada antiga, que ligava Milão à Paris.

Arco della P

Fomos a um mercado, compramos alguns petiscos e fomos comer no Parque Sempione, quase um piquenique, uma tarde muito agradável. Próximo de lá, há um lago, que tem uma ponte romântica, perfeita para fotos.

Ponte Romântica do Parque Sempione

Na volta passamos pelo Parco delle Basiliche. O parque foi batizado assim por causa das igrejas em sua proximidade, San Lorenzo e Sant Eustorgio, a igreja mais antiga de Milão, construída no século IV, e a maior atração turística da área. A história da igreja é bastante interessante, e, segundo a lenda, o lugar onde ela foi construída foi escolhido porque os animais que carregavam as carroças com os restos mortais dos Três Reis Magos, trazidos de Constantinopla por São Eustórgio, empacaram ali e não se moveram mais. Após séculos sendo guardadas na mesma igreja, as relíquias foram levadas pelo Imperador Romano Frederico Barbarossa para Colônia, na Alemanha, onde estão até hoje.

Igreja de San Eustorgio

E termina aqui a nossa trip. De Milão embarcamos para Porto arrumar as malas para voltar ao Brasil.

Abaixo, a música que marcou esses 20 dias de mochilão em homenagem ao meu celular que tocava a música por todos os passeios turísticos e recebeu o apelido carinhoso de Dom Bosco.